Painéis solares com o dobro de eficiência está sendo estudado e utilizará uma tecnologia de lentes.

Atualmente os painéis tradicionais possuem uma média de conversão de luz solar em torno de 15% a 17%. Já existem painéis que possuem uma eficiência superior, porém eles são destinados a projetos específicos, por exemplo, estações espaciais e não estão disponíveis no mercado.

A empresa Suíça Insolight pretende transformar a venda de painéis espaciais acessíveis a todos, fazendo com que as pessoas montem seus sistemas com painéis com uma eficiência de 30% a 37% em uma escala mundial de vendas.

Como será possível duplicar a eficiência dos painéis fotovoltaicos?

A solução que a Insolight encontrou para duplicar a eficiência foi colocar uma camada de lentes côncavas sobre as células fotovoltaicas.

Esta camada de entes concentra os raios solares nas células gerando mais energia. Uma grande vantagem dessa tecnologia é que a refração da luz solar faz com que a posição dos painéis não seja tão importante como é para os painéis comuns.

Painéis Solares Fotovoltaicos com Tecnologia Insolight

Painéis Solares Fotovoltaicos com Tecnologia Insolight

A Insolight afirma que está solução é compatível com os painéis já existentes no mercado, facilitando a adaptação na fabricação ou pelos próprios consumidores.

Mathieu Ackermann, diretor de tecnologia da Insolight afirmou que:

“Esta abordagem híbrida é particularmente eficaz quando está nublado e a luz solar é menos concentrada, pois consegue continuar a produzir energia mesmo com raios difusos”.

“Os nossos painéis estão ligados à rede e são monitorizados de forma contínua. Eles continuam a funcionar sem problemas mesmo durante vagas de calor, tempestades e tempo de inverno”.

A  Insolight prevê que a comercialização dos painéis fotovoltaicos com lentes se inicie em 2022.