Com o grande crescimento da energia solar no Brasil muitas pessoas se interessaram em saber como ela funciona e quais benefícios ela pode trazer. Visto isso, elaboramos um esquema para que fique fácil de você entender como e quais benefícios você pode ter com a energia solar.

 

Aqui está um exemplo real. São 16 painéis com uma potência de 5,2kWp gerando 670kWh, economizando uma média de R$ 550,00 por mês.

Onde é armazenada a energia?

Neste exemplo o sistema é on-grid, logo a energia gerada não fica armazenada. Não existem baterias para armazenamento de energia. A energia sempre segue o caminho mais curto onde ela está sendo demandada, sendo assim, caso você esteja usando algo dentro de sua casa, por exemplo uma televisão, a energia usada para ligar a televisão será dos painéis deixando de usar energia da rua.

E a energia não utilizada, o que acontece?

A energia gerada pelo sistema e não aproveitada pela casa é enviada para a rua e será utilizada por seus vizinho. Mas fique calmo! Antes de chegar na casa de seu vizinho ela passa por um relógio especial, que é trocado sem custo pela própria distribuidora de energia, para contabilizar a energia enviada para a rua e converter em desconto na sua conta de luz.

Qual a diferença de inversor e microinversor?

Parece algo simples mas existe uma diferença grande entre os dois. O inversor convencional trabalha com todos os painéis conectados a ele, sendo assim, caso algum painel seja afetado com sombra ou sujeiras a geração inteira do sistema é afetada, fazendo com que o sistema perca eficiência e você dinheiro. Outro ponto de grande importância é a segurança. Toda corrente transportada dos painéis até o inversor é contínua, ou seja, os riscos de choque fatal ou incêndio são maiores, trazendo insegurança para um residência por exemplo.  Já no microinversor as coisas funcionam de forma diferente, por conta de seu tamanho e demanda menor de cabos, sua instalação se torna muito mais fácil e sendo feita no próprio telhado. Sua forma de trabalho é individual, ou seja, caso exista sombra apenas um dos micros sofre redução de geração. A corrente dos micros é alternada e transportada por um cabo tronco que conecta todos os micros levando a energia até o relógio, trazendo segurança e tranquilidade para você. Entre eles existem microinversores para 1, 2 ou 4 painéis acompanhados do seu sistema de monitoramento, em que é possível acompanhar a geração de cada painel individualmente.

Quantos painéis preciso para reduzir minha conta de luz?

Cada empresa ou residência demanda uma quantidade diferente de painéis. Para determinar isso é preciso da conta de luz do empreendimento, onde é feito um estudo em cima do histórico de consumo e o valor que você paga em sua conta de luz.

 

Ainda está com dúvidas ou quer saber quantos painéis você precisa? Envie sua pergunta ou sua conta de luz e faremos um orçamento para você. Através do fale conosco ou contato@aracisolar.com.br.