Economia na conta de luz, valorização do imóvel e independência energética: conheça esse e outros benefícios da energia solar fotovoltaica e quando o investimento nessa tecnologia vale a pena.

É comum escutarmos falar dos benefícios para o meio ambiente de uma produção de energia limpa, renovável e sustentável. Entretanto, no caso da energia solar fotovoltaica, as vantagens podem ir muito além da sustentabilidade, que já é um ótimo motivo para pensar em montar o seu sistema.

Abaixo, vamos conferir algumas das principais características que podem fazer um sistema solar fotovoltaico valer a pena para você.

Uma casa tecnológica e consciente

Atualmente, temos aproximadamente 72,5% dos sistemas solares fotovoltaicos instalados em residências. Esse número já comprova o quão eficiente é consumir a energia gerada pelo sol, mas contar com essa tecnologia pode ter outras vantagens.

Além de ficar independente de possíveis faltas de abastecimento pela rede concessionária, instalar um sistema solar fotovoltaico na sua residência resulta numa valorização do imóvel. A valorização da automação em residências é uma tendência muito forte e cada vez mais consumimos tecnologias que fazem uso de energia elétrica.

Para o mercado imobiliário, isso significa que casas com maior potencial adaptado para receber todas essas tecnologias são mais bem vistas. Assim, um sistema solar fotovoltaico não somente garante a autonomia de abastecimento energético, mas também uma potência tecnológica consciente e limpa.

Valorização do imóvel: uma consequência inevitável

É claro que com o consumo maior de energia elétrica por conta de gadgets, automação e eletrodomésticos, um imóvel que gere a sua própria energia é gerador de uma enorme economia. Com isso, as residências equipadas com sistemas solares fotovoltaicos têm o seu valor de mercado aumentado junto com o seu potencial de venda.

Assim, para além de ser um investimento para consumo próprio, a instalação de um sistema desses é um investimento para o futuro do imóvel.

Valorização do imóvel: o caso de propriedades de fins comerciais

O mesmo que ocorre nas residências quanto à valorização imobiliária, também ocorre nos imóveis comerciais que possuem sistemas fotovoltaicos instalados. Mas, no caso de propriedades comerciais há outros agravantes que também fazem valer a pena.

Com a crescente necessidade ambiental de reinvenção para realidades mais sustentáveis, as pessoas vêm adquirindo uma cultura de consumo mais consciente. Isso significa que muitos consumidores irão preferir empresas ecologicamente responsáveis.

Além disso, empresas que fazem o uso da energia solar fotovoltaica também são um exemplo positivo para a cultura local. Veja, abaixo, a instalação de um sistema feito pela Araci Solar numa instituição de ensino na Zona Leste de São Paulo.

Sistema em escola na Zona Leste de São Paulo

Quando uma instituição de ensino faz uma escolha energética sustentável, ela faz muito mais do que economia, ela ensina as futuras gerações pelo exemplo. O mesmo ocorre com comércios, escritórios, supermercados e tantos outros serviços.

E a conta de luz, afinal?

Um dos maiores burburinhos acerca da geração de energia solar é sobre a diminuição de até 95% na conta de luz. E, sim, ela é possível!

Mas a economia não é somente no imóvel onde está instalado o sistema fotovoltaico gerador da energia consumida. Caso o proprietário tenha outros imóveis em seu nome, ele pode gerar créditos de produção com a rede concessionária e usá-los para diminuir a conta desses outros imóveis.

Entretanto, para que isso aconteça é fundamental que o imóvel que possui o sistema esteja na mesma titularidade dos outros que serão beneficiados com esse crédito. Além disso, as propriedades precisam ser abastecidas pela mesma rede de distribuição para que isso seja possível.

A importância da autonomia energética

Para entendermos o quão valiosa é a geração própria de energia nos dias de hoje, listamos 5 pontos fundamentais abaixo.

1. Você fica livre dos aumentos abusivos da conta de energia e das bandeiras tarifárias vermelhas.

2.
Não há mais preocupação com consumo excessivo, pois a energia consumida é limpa.

3.
O sistema fica sobre os telhados da residência, então você não dependerá de mais ninguém para essa geração.

4.
Existe, ainda, a possibilidade de armazenamento em sistema de baterias da energia produzida pelo sistema fotovoltaico. Entenda mais sobre isso lendo aqui.

5.
Com o armazenamento da energia produzida, você está livre de sofrer com blecautes ou interrupções de abastecimento energético da concessionária local.

Todos esses pontos mostram o quão valioso é produzir a sua própria energia nos dias de hoje. Além disso, ter autonomia é ter liberdade e um sistema fotovoltaico é mais do que isso, ele é um investimento para um futuro de liberdade.

O tempo de vida do sistema fotovoltaico

Quando falamos que um sistema fotovoltaico é um investimento que vale a pena, devemos lembrar da sua alta durabilidade. Um sistema pode ter, em média, de 25 a 30 anos de tempo de vida.

Certamente esse já é um tempo de duração muito valioso tendo em vista a velocidade como as tecnologias se aprimoram. É por isso mesmo que a durabilidade dos sistemas fotovoltaicos atuais estão com expectativas maiores.

Com tecnologias mais modernas, cabos, inversores e painéis mais atualizados e robustos, possivelmente a vida útil desses sistemas irá aumentar ainda mais. Para melhorar a vida dos proprietários de sistemas fotovoltaicos, eles também contam com uma manutenção fácil e prática.

A manutenção do sistema

Para manter o seu sistema no máximo aproveitamento e gerando a maior potência energética possível, é recomendado realizar uma revisão elétrica a cada 6 meses. Essas revisões costumam ter baixíssimo custo e compensam por conta de permitirem a estabilidade da produção.

Além disso, os check-ups regulares previnem falhas no sistema e garantem a segurança da rede. É importante lembrar que as revisões elétricas devem ser feitas por um profissional especializado e habilitado em energia solar fotovoltaica.

Por outro lado, a limpeza dos sistemas pode ser realizada por qualquer pessoa, contanto que seja feita com segurança e equipamentos de proteção. Isto é, como a maioria dos sistemas é instalado nos telhados ou lajes das propriedades, é fundamental que a limpeza, apesar de simples, seja executada com o máximo de segurança.

Limpeza e higienização

Como os painéis solares são absolutamente lisos e ainda possuem uma película antiaderente, para fazer a sua higienização é bastante simples. Caso você note que os painéis estão com alguma poeira ou sujeira que possam atrapalhar a captação de irradiação solar, basta fazer uma limpeza como recomendado abaixo.

Com uma vassoura de cerdas macias, umedeça os painéis com água e passe suavemente suas cerdas sobre a superfície lisa dos painéis. Se houver necessidade, use um pano úmido ao redor das cerdas da vassoura e esfregue suavemente as placas solares até que estejam limpas.

Em caso de instalação do sistema em local arriscado, é necessária a contratação de uma equipe especializada.

Entretanto, como já comentado anteriormente, são raras as situações onde há necessidade de limpar os painéis justamente por serem muito lisos e antiaderentes. Além disso, a água da chuva costuma fazer naturalmente a limpeza das placas fotovoltaicas.

E quais são os pré-requisitos que meu imóvel precisa ter?

Antes de tudo, vale lembrar que só é permitido a instalação de sistemas solares fotovoltaicos em residências hoje em dia graças ao ano de 2012. Nele, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou, através do marco regulatório 482, o consumo de energia gerada por sistemas fotovoltaicos.

Tal marco abriu as portas para esse mercado no Brasil e para a independência energética de inúmeros consumidores. Devido a ele, qualquer consumidor que possua um imóvel pode instalar um sistema fotovoltaico e garantir a sua produção e sua economia por anos.

Para saber se o seu imóvel possui todas as condições físicas necessárias para receber um sistema fotovoltaico, consulte um de nossos especialistas.

O investimento necessário

Ao contrário do que muitos podem pensar, os sistemas fotovoltaicos estão cada vez mais acessíveis. O marco regulatório teve um papel fundamental nesse sentido, pois abriu o mercado brasileiro para receber os equipamentos e a tecnologia solar.

Além disso, inúmeros empregos já foram gerados nesse mercado e o aperfeiçoamento da tecnologia está barateando seus componentes. Somado a isso, temos a abertura de linhas de crédito e financiamentos que facilitam a aquisição por pessoas físicas e jurídicas.

Nesse sentido, as fornecedoras dos equipamentos que compõem os sistemas solares fotovoltaicos também buscam incentivar os consumidores com condições acessíveis de pagamento. Isso fomenta o mercado e diminui ainda mais os preços do setor, abrindo caminhos para novos consumidores e investidores.

O retorno sobre o investimento (ROI)

Para valer a pena de verdade, um investimento precisa de um bom retorno, ou seja, de um bom payback. No caso do investimento em sistemas fotovoltaicos, ele já vem sendo considerado mais rentável do que muitas aplicações financeiras.

Isso ocorre porque o retorno sobre o investimento inicial ocorre dentro de 4 a 5 anos após a instalação. Como os sistemas têm a duração de 25 a 30 anos em média, após o retorno sobre o investimento há mais ou menos 20 anos de lucro pela frente.

Tendo em vista que as bandeiras tarifárias estão na faixa vermelha e possuem a tendência de aumentarem cada vez mais, o retorno calculado pode ser ainda mais rápido do que é estimado.

Com essas vantagens e essa economia toda, o proprietário do imóvel pode reinvestir o dinheiro que economizou na mesma propriedade, valorizando-a ainda mais. Seja numa empresa, num comércio ou numa residência, o retorno sobre o investimento na geração solar vai muito além das cifras, como vimos anteriormente.

O retorno para a produção fotovoltaica é um futuro de segurança, estabilidade e economia. Tudo isso com independência, autonomia e dentro da sua própria casa. Faça valer a pena e venha usufruir da potência do sol você também!

Conheça os benefícios da energia solar
Conheça os projetos da Araci Solar
Produtos e Soluções da araci solar
tire dúvidas, faça seu orçamento